SEMANA LEGISLATIVA – de 18 á 22 de Março de 2019.

 

SEMANA LEGISLATIVA, DE 18 À 22 DE MARÇO

Segunda-feira, dia 8, o Dr. Wolmir recebeu em seu gabinete, pela manhã, o pastor da Comunidade Cristã Nova Aliança Pr. Gilson P. Camargo, juntamente com seu filho. Durante tarde, a visita foi de um grupo de moradores do Condomínio Novo Horizonte, que trouxe várias demandas para apresentarem e discutirem com o vereador.

Na função de presidente da Comissão de Saúde, o Dr. Wolmir esteve na data de 19 de março, conversando com o secretário Ney Leprevost, e o foco do assunto foi a infância segura, o Pacto da Infância. Em uma de suas falas, na Sessão Plenária de 20 de março, ele relatou que: Segundo dados de 2018, foram 1440 denúncias através do número 181. E sabe-se que muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades, por diversos motivos, entre eles, o desconhecimento, o medo ou vergonha. Que o governo do Estado está atento a este fato, e o pensamento do vereador é que isso seja vinculado à Rede de Proteção do Município. É fato que já está sendo aplicada a proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas é preciso estender a conversa e ampliar a participação, colocando um representante, membro do município ou da Câmara Municipal para acompanhar o Comitê, o Serviço Integrado para que dê continuidade e amplie essa proteção no Município. Para isso, o vereador pretende conversar com o Secretário de Defesa Social, Dr. Rangel.
O Dr. Wolmir tomou conhecimento dos órgãos públicos que estão participando desse Pacto da Infância, que são: a Secretaria da Justiça, que o está promovendo, as Secretarias de Segurança, de Educação, de Saúde, Polícia Civil, Polícia Militar, Científica, Nucria, Ciber Crimes, Ministério Público, OAB, Tribunal de Justiça, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar. Finalizou sua fala afirmando que é necessário aumentar a força e a participação do Município, que precisa de um envolvimento maior no combate aos crimes contra a criança e o adolescente.

Nessa mesma Sessão Plenária, (20), a Câmara Municipal de Curitiba, (CMC) recebeu a visita da Secretária Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Sandra Terena, para um debate sobre igualdade racial. Ela defendeu propostas do Governo Federal para a área e afirmou que já houve muitos avanços, porém ainda há muito que trabalhar, já que as estatísticas ainda são muito desfavoráveis quando o assunto é a desigualdade racial.

Estiveram presentes também, no Plenário as diretoras Dina Henriques e Goreti Martins, da Câmara Municipal da Vila Nova de Gaia em Portugal, para parcerias e troca de experiências.

Ainda nessa Sessão Plenária foi discutido e aprovado em primeiro turno, com 33 votos favoráveis, o Projeto de Lei de Videomonitoramento na cidade de Curitiba (Muralha Digital), que se trata de um sistema de câmeras em pontos-chave da cidade, ligadas a programas de reconhecimento facial e de veículos, cujos dados seriam usados pelas forças de segurança pública.

Na manhã de quinta-feira, dia 21, o vereador esteve, juntamente com o Deputado Estadual Gilson de Souza, no Instituto Construindo um Lugar Seguro, para a entrega de um veículo adquirido através de emenda parlamentar. O objetivo do Instituto é de capacitar e assessorar as equipes que atuam na área de defesa e na garantia de direitos da criança e do adolescente.

À tarde, no Palácio Iguaçu, em companhia do Deputado Estadual Gilson de Souza e demais autoridades, o Dr. Wolmir participou da solenidade para o repasse de R$ 25,3 milhões à Prefeitura de Curitiba, que foram destinados para obras de pavimentação e recapeamento de asfalto de 59 ruas, em 35 bairros da nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *