Semana Legislativa de 10 a 14 de junho de 2019

Na sessão plenária do dia 10, segunda-feira, foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei do Executivo que dá nova regulamentação à contratação via Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o serviço público da cidade. O projeto recebeu parecer favorável em todas as comissões pelas quais passou, vindo depois para o plenário. Além da contratação dos temporários para as situações de emergência e de calamidade pública, o PSS poderá ser aplicado para cobrir vagas nas áreas da Saúde e da Educação.

O projeto que trata da nova regulamentação do PSS foi aprovado em segundo turno, no plenário, na terça-feira, dia 11. Também foi aprovado o avanço gradual para a implantação da bilhetagem eletrônica na capital, com previsão de duração de 4 anos, que será alinhada a ações de requalificação profissional dos cobradores de ônibus, para evitar o desemprego na classe. Dessa maneira estará autorizada a implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Município por meio da utilização dos cartões transporte nos pontos de acesso aos serviços de transporte coletivo do Município de Curitiba.

Entre os projetos analisados nessa terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça, (CCJ), está o do Dr. Wolmir Aguiar, que submete à prefeitura de Curitiba a análise das planilhas de custos sobre os serviços de tratamento de água e esgoto prestados pela Sanepar, antes de praticar reajustes sobre a tarifa. Para o Dr. Wolmir, o reajuste traz impactos para a vida dos cidadãos, pois eleva o custo final de produtos de diversos segmentos, causando prejuízo ao orçamento das pessoas, especialmente as que possuem um poder aquisitivo menor.

Na sessão plenária de quarta-feira, dia 12 de junho, a Guarda Municipal foi homenageada, pela redução da violência em Curitiba. O Secretário da Defesa Social esteve presente para receber a congratulação e deu destaque ao fato de que cidade vem obtendo sucessivos recordes na redução das mortes violentas.

Logo após a Sessão Plenária, houve a reunião da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização que recebeu Alberto Paranhos, assessor especial do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, (IPPUC) trazendo novos esclarecimentos sobre a Lei de Zoneamento. Também foram analisadas as emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. Essa é uma etapa obrigatória que antecede a votação da matéria em plenário, prevista para acontecer nos dias 17 e 18 de junho.

Na mesma data, em horário de almoço o vereador participou, juntamente com o Deputado Pr. Gilson de Souza, da entrega de um veículo, adquirido através de destinação de emenda parlamentar, para a Associação Siloé de Apoio Social, que foi beneficiada pela Lei do Incentivo ao Esporte. Presentes também o Pr. Paulo, Pr. Lauri Miguel, professor de futebol e o Adenilson, técnico.

Quinta-feira, dia 13, pela manhã, o vereador foi conhecer a AMAS – Associação Menonita de Assistência Social, que fica na Rua Cristiano Strobel, 1630 – Xaxim. Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil, com o propósito de proporcional o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, que atende atualmente a mais de 1300 crianças e adolescentes em 09 unidades no estado do Paraná. Um trabalho que vem sendo desenvolvido há 48 anos e é realizado por meio da Educação Infantil (crianças de 4 meses a 5 anos) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (crianças e adolescentes de 6 a 16 anos).

Logo depois, foi ao Instituto Multi Irão, que é formado por um grupo de pessoas engajadas em trabalhos voluntários ligados a questões sociais e ambientais. O Multi Irão está localizado na rua José de Oliveira Castilho 49, no Uberaba e atende as demandas da sociedade relacionadas à educação, bem-estar, especialmente crianças e adolescentes em situação de risco. Através de emenda parlamentar destinada pelo Dr. Wolmir, foi possível a compra de vários produtos que beneficiam o trabalho do Instituto.

Foi ainda conhecer o Centro Municipal de Educação Infantil Ioko Margareth Hara, na rua Alberto Heyn, 270, Uberaba, que presta atendimento nos períodos da manhã e tarde.

Sexta de manhã, o vereador recebeu no gabinete a visita de Jackson Bartnik, presidente da Federação Paranaense de Futebol Americano, para uma conversa sobre STETE BOWLS, que será no sábado, (15), no Croco Stadium, um dia inteiro de disputas entre as melhores equipes.

Recebeu ainda o sr. Mauro Seraphim, Reitor do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, que veio fazer uma visita ao gabinete do vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *